Oficina:
Voz e expressividade na
composição da partitura cênica
Dias 06/09 (19h às 22h) | 07/09 (8h30 às 12h30 e das 14h às 18h) | 08/09 (8h30 às 13h30)
A proposição da oficina “Voz e expressividade na composição da partitura cênica” pretende realizar treinamento de elenco teatral com o intuito de garantir vida verbal a seus personagens por meio de técnicas de incorporação vocal do texto. Os encontros buscam compreender a palavra como força ativa do fenômeno teatral, a qual precisa estar integrada ao corpo como um todo, a fim de serem potencializados os recursos expressivos dos atuantes. Além disso, por meio de exercícios práticos, a oficina tem como objetivo despertar a atenção das pessoas participantes para a constituição de partitura vocal por meio da qual aconteça a integração dos seus recursos vocais às suas forças vitais, exprimindo, desta forma, sensações, ideias, emoções, imagens que possibilitem o acontecimento do Teatro.
Heitor Gomes
01 | Reconhecimentos de apoios, dilatação dos espaços internos, tridimensionalidade, fluxos de energia, direcionamento do sopro, sonoridade das vogais, precisão das consoantes.
02 | A boca: seus espaços e sua mobilidade; flexibilidade e plasticidade da articulação; apropriação da palavra e da ideia; ressonância e assertividade.
03 | Presença cênica: identificação do ato de fala; necessidade e urgência do depoimento; escuta-ativa a palavra e o silêncio; a partitura textual: pontuações e sílabas tônicas.
04 | Forma e conteúdo: fala expressiva; dinâmicas de velocidade e ritmo.
05 | Forma e conteúdo: fala expressiva; dinâmicas de volume e intensidade.
16 horas divididas em 3 encontros, sendo um de 3 horas, um de 8 horas e mais um de 5 horas.
Serão abertas 25 vagas para atuantes das artes cênicas e estudantes residentes na cidade de Penápolis e região.