O GRUPO FLOR DE CHITA, DESDE 2014, DESENVOLVE TRABALHOS DE PESQUISA E RESGATE DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA POR MEIO DO TEATRO, DA MÚSICA E DA LITERATURA.
EM SUA TRAJETÓRIA O GRUPO TRAZ PROFUNDA PESQUISA SOBRE A OBRA E VIDA DE ESCRITORES BRASILEIROS COMO GUIMARÃES ROSA, ARIANO SUASSUNA E ANTÔNIO CÂNDIDO. EM 2015, REALIZOU IMERSÃO ARTÍSTICA NO SERTÃO DE MINAS GERAIS, DURANTE A TRADICIONAL SEMANA ROSEANA E, TAMBÉM, ENCERROU O EVENTO APRESENTANDO O ESPETÁCULO ‘O MENINO SEM LUGAR’. A VIVÊNCIA RESULTOU NO TRABALHO ‘TRAVESSIAS’ CONTEMPLADO TAMBÉM PELO FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA DE CATANDUVA, UM ÁLBUM DE MÚSICAS E CAUSOS E, TAMBÉM, INTERVENÇÃO TEATRALIZADA. ‘TRAVESSIAS’ INTEGROU A PROGRAMAÇÃO DO CIRCUITO SESC DE ARTES EM 2017, PERCORRENDO 9 CIDADES PAULISTAS, E RENDE ATÉ HOJE MUITOS FRUTOS COM APRESENTAÇÕES EM INÚMEROS FESTIVAIS DE ARTES, TEATRO E LITERÁRIOS, EM 2023, INTEGROU A PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA/FRINGE, REFERENCIADO UM DOS MAIORES EVENTOS DE ARTES CÊNICAS DA AMÉRICA LATINA.
EM SEU CURRÍCULO O GRUPO TRAZ, AINDA, A INTERVENÇÃO ‘MORMAÇO’ E ‘EN-CANTOS DE UMA CIDADE FEITIÇO’, APRESENTAÇÕES ITINERANTES OU EM PALCO INTEGRANDO MÚSICA E PEQUENOS CAUSOS ENCENADOS, ALÉM DO ESPETÁCULO TEATRAL ‘CORDEL DO AMOR SEM FIM’ E, MAIS RECENTEMENTE, ‘VILLA PARA CRIANÇAS’ E ‘CORES DE TARSILA’.